Cada dia desta semana possui um significado especial porque representa as etapas finais de Jesus Cristo até a sua ressurreição. Na sexta-feira santa principalmente a carne é evitada embora muitas pessoas evitam a semana santa toda comendo peixe.
É um sacrifício em respeito ao sofrimento de Jesus e ao seu sangue que foi derramado. Para finalizar, se você realmente está se programando para a sua Ceia completa de Natal, anime-se já, colocando em prática, não só os seus dotes para preparar aquela bela receita típica da época, mas sim, buscando ter fé, e enfim, se preparar também, para fazer os enfeites Natalinos e decorativos.

O significado

  • Quinta-Feira Santa:
Esse é o dia em que é relembrada a última ceia de Jesus com seus discípulos, momento em que foi instituída a eucaristia. É também o dia conhecido como lava-pés, em que Cristo lavou os pés de cada um de seus seguidores.
  • Sexta-Feira Santa:
À tarde apresenta o drama da morte de Jesus Cristo no Calvário, sua morte e crucificação. Nesse dia não se celebra a missa em todo o mundo e o altar é iluminado sem cruz, sem velas e nem adornos. As pessoas costumam, em sinal de respeito, não comer carne.
  • Sábado Santo:
A igreja está em silêncio e meditação. Uma forma de acompanhar a morte de Jesus e esperar sua ressurreição. À noite acontece a vigília pascal, ou seja, os cristãos passam a noite rezando, esperando o grande dia: a Páscoa.
  • Domingo de Páscoa:
Mais conhecido como o dia de Páscoa, é o ápice do ano litúrgico. A igreja se reúne para comemorara ressurreição de Jesus Cristo, sua vitória sobre a morte.
A sua ressurreição simboliza o início de uma vida nova, iluminada. Por isso dizemos que a Páscoa é renascimento! Que seu renascimento seja de esperanças, amor e paz!