segunda-feira, 26 de novembro de 2012

COMO SURGIU A DANÇA EM CADEIRA DE RODAS


A Dança como Influência Benéfica na Saúde de Deficientes em Cadeira de Rodas

A dança em cadeira de rodas surgiu primeiramente como uma sugestão de modo a possibilitar que o deficiente pudesse aproveitar mais os movimentos que lhes são permitidos. Ela era uma forma que especialistas e estudiosos descobriram de tornar os deficientes cadeirantes aptos a usar com agilidade e certa habilidade uma cadeira de rodas. (FERREIRA,2003)
Posteriormente, essa modalidade foi incorporada como esporte a nível de competições e campeonatos.Várias academias e grupos de dança em cadeira de rodas surgem no mundo contemporâneo. Baseado em apresentações de diversos grupos de dança nesse estilo, foi criado um método que relaciona a dança do cadeirante com suas emoções momentâneas, seus sentimentos no palco. Esse método é conhecido como método Laban. Este se torna ponto de partida para uma análise crítica sobre como o dançarino reage fora e dentro do palco.
É comum na dança em cadeira de rodas, a presença de um andante e um cadeirante. O andante é fundamental na integração social do deficiente, que enquanto pratica a dança, esquece de sua deficiência e se sente por um momento “igual”. Esse fato se torna muito interessante pois o deficiente tem contato direto com o andante e vice-versa, proporcionando uma relação “pura”, onde a arte toma o lugar do  preconceito que este deficiente poderia sofrer fora daquela situação colaborando em demasia para a auto-estima do cadeirante.Por  não deixar de ser uma atividade física, a dança em cadeira de rodas mexe muito com o metabolismo dos praticantes. Esse é um fato que merece uma atenção especial, pois os deficientes por não trabalharem os membros inferiores trabalham muito as outras partes do corpo. Talvez seja a razão da dança em cadeira de rodas ser tão interessante. Essa pesquisa propõe uma análise mais aprofundada nos aspectos físicos juntamente com os psicológicos influenciados de forma benéfica pela dança em cadeira de rodas, visando discutir o tema da inclusão social por parte dos cadeirantes praticantes da modalidade. 
A Cia Holos  de dança surgiu em março deste ano com a direção da coreógrafa Soyane Vargas 
na faculdade universo de Niterói         

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário